Outubro Rosa

Liminar que proibia enfermeiros de atuarem em exames é derrubada

Thays Ceretta

A liminar da Justiça Federal que proibia enfermeiros de solicitarem e realizarem exames na atenção primária foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no último dia 19. Com essa decisão, a programação do Outubro Rosa, em Santa Maria, será ampliada. E uma das ações ocorre neste sábado, com o dia "D" em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estarão abertas promovendo atividades de prevenção à saúde, com o objetivo de ampliar o acesso do público aos serviços. 

Serão desenvolvidas diversas atividades, como coleta de exame citopatológico, exame clínico das mamas (com solicitação de mamografias, se necessário), testes rápidos (de HIV, sífilis e hepatite B), atualização vacinal (nas unidades que contarem com sala de vacina) e orientações de saúde bucal.

Paralelamente, estão previstos outros serviços, como manicure e corte de cabelo, oficinas de Saúde da Mulher e rodas de conversa, pesagem do Bolsa Família e recreação infantil. Nas UBSs, as atividades estarão disponíveis para toda a comunidade, independente de território. Já nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), apenas os usuários cadastrados poderão realizar os exames (as demais atividades serão abertas). 

 Vagas da Zona Azul em Santa Maria devem ser ampliadas até dezembro 

LIMINAR POLÊMICA

A liminar que estava em vigor atendia a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), proibindo a atuação de enfermeiros na realização de exames e consultas, que implicassem em diagnósticos. O documento também restringia apenas aos médicos a possibilidade de solicitar exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite), exames por imagem (ultrassom e mamografia) e exame citopatológico (de prevenção de câncer de colo de útero). 

A decisão de derrubar a liminar foi do desembargador federal Hilton Queiroz, que justificou a medida a partir da grave lesão à ordem jurídica, à economia pública e também à ordem administrativa, interferindo diretamente no atendimento à população. Segundo a decisão do TRF1, a liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo. A medida proibitiva estava prejudicando o atendimento a todas pessoas que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS) e também a programação da campanha Outubro Rosa.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica do município, Maria Suzana Lopes, essa situação dá mais segurança para os enfermeiros.

– Ficamos felizes com essa decisão. Já oficializamos uma circular dizendo que o município de Santa Maria faz uso dos protocolos vigentes do Ministério da Saúde e de notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde, além dos protocolos de regulação do Telessaúde RS. Isso dá mais segurança para os enfermeiros e para os profissionais da área da saúde para que possam desenvolver atividades tão importantes de acordo com esses documentos – ressalta.

6 benefícios da convivência de crianças e animais de estimação

Segundo ela, quem ganha é a população, que poderá aproveitar mais serviços gratuitos destinados a prevenção da saúde. A programação do Outubro Rosa, que começou com a iluminação de pelo menos três prédios da cidade, como a Câmara de Vereadores, a Sucv e o Planetário na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será intensificada no município.

 PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 

PREFEITURA
O que –
Sete unidades básicas de saúde estarão abertas para realizar exames e promover atividades em comemoração à campanha
Quando – Neste sábado

UNIDADES PARTICIPANTES (e o horário de funcionamento no sábado)

- UBS Floriano Rocha – Das 8h às 14h
- UBS Centro Social Urbano -  Das 8h30min às 16h
- Policlínica Central José Erasmo Crossetti -  Das 7h30min às 13h30min
- UBS Waldir Mozzaquatro -  Das 10h às 16h
- ESF Alto da Boa Vista -  Das 8h às 16h
- ESF Lídia -  Das 8h às 16h
- UBS Oneyde de Carvalho -  Das 10h às 16h

AS ATIVIDADES OFERECIDAS
- Coleta de exame citopatológico
- Exame clínico das mamas (com solicitação de mamografias, se necessário)
- Testes rápidos (de HIV, sífilis e hepatite B)
- Sala de Vacinas: Estará aberta para atualização vacinal
- Cuidados com a mulher: Manicure (somente pintura) e corte de cabelo (de acordo com disponibilidade de vaga)
- Cadastro e atualização do Cartão SUS
- Pesagem do Bolsa Família (somente para quem não conseguiu fazer a pesagem no início de outubro)
- Oficinas de Saúde da Mulher: Mulher Idosa, prevenção do câncer de colo de útero e mama e, ainda, Saúde Mental
- Recreação infantil
- Rodas de conversa sobre alimentação saudável
- Atividades físicas
- Orientação de Saúde Bucal
- Participação de instituições de ensino, com integração com a comunidade

*As atividades serão divididas entre as Unidades de Saúde do Município. Nem todas as unidades participantes estarão oferecendo todos os serviços acima listados.

UNIFRA
O que –
2ª edição da Caminhada das Vitoriosas. A ação busca conscientizar a população sobre a prevenção e luta contra o câncer de mama. A iniciativa é do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama/RS).
Quando – Neste domingo
Horário – 9h30min
Percurso – Praça Saldanha Marinho, seguindo até a Biblioteca Municipal, na Avenida Presidente Vargas

LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER
O que – 
Caminhada e distribuição de material informativo para os funcionários do comércio na área central da cidade. A caminhada é aberta ao público. Recomenda-se aos participantes vestir algum acessório na cor rosa, alusiva à campanha
Horário – Concentração às 9h30min, em frente à sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Dr. Bozano, 1.051
Saída – 10h
Percurso – Sede da Liga, Rua Dr. Bozano, Calçadão e Praça Saldanha Marinho


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Servidores da saúde de São Sepé recebem tablets para o trabalho

Próximo

Começa instalação da caldeira da usina termelétrica de São Sepé

Geral